Quinta-feira, 26 de Janeiro de 2012

Festival Black & White

 

A oitava edição do Festival Audiovisual Black & White, em 2011, recebeu vídeos, áudio e fotografias a preto e branco, levou a competição um conjunto de 46 obras – 30 vídeos, oito sequências fotográficas e oito áudios –, originárias de um total de 13 países, Alemanha, Geórgia, Irão, Israel, Itália, Noruega, Reino Unido, Portugal e Espanha.

 

Com características únicas a nível mundial, a iniciativa nasceu da necessidade de educar os espectadores para a especificidade do preto e branco, cujas obras tendem a ser consideradas desinteressantes. Além da aposta em vídeos e fotografias a duas cores, o festival estimula igualmente a criação de ambientes sonoros que remetam para o “preto e branco”.

 

http://www.artes.ucp.pt/b&w/2011/index.php

 

O KUGOMA 2012 vai voltar a fazer uma extensão deste festival de característica particulares, continuação de uma colaboração que data desde 2008.

 

 

 

publicado por kugoma às 11:51

Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2012

 

O KUGOMA 2012 apresenta um programa, parceira com a INDEX, editora e distribuidora austríaca criada em 2004 e cujo principal objectivo é disponibilizar trabalhos considerados de difícil acesso, relevantes para a história do cinema, vídeo e artes media, informações sobre os autores e os seus métodos de produção.

http://www.index-dvd.at

 

Volks stöhnende Knochenschau era o nome de um colectivo politicamente engajado de realizadores, operando na Áustria, durante o início da década ´80 do séc. XX, uma época pré-digital, num país onde pouco era o espaço para vozes alternativas. O que o colectivo propunha-se oferecer uma plataforma para essas vozes e assegurar que eram ouvidas. A simplicidade da videocassete permitia-lhes percorrer o país, montando exibições aqui e ali e, dando a comunidades isoladas acesso a material que, de outro modo seria inacessível.

 

Num ano em que dedicamos especial atenção aos arquivos de imagens em movimento, este é apenas um dos programas já confirmados!!! Aguardem porque vai haver muito mais...

publicado por kugoma às 09:58

 

Audiovisuales sin fronteras (Audiovisuais sem Fronteiras) é um projecto que nasce para fomentar o diálogo e os novos espaços de comunicação intercultural, mediante a capacitação e a produção de audiovisuais criativos, procurando a autonomia local e criando uma rede entre Barcelona, Maputo e as restantes oficinas nos vários países envolvidos.

        

A Oficina de Maputo - “Olhares para o Território” decorre de 12 a 30 de Março de 2012 dando continuidade a este projecto desenhado para 4 anos.

 

Para participar nesta segunda oficina os jovens devem enviar a sua Carta de Motivação, até 28 de Janeiro, para o e-mail cinekugoma@gmail.com, recebendo assim o formulário de candidatura, que deve ser devolvido até 1 de Fevereiro.

 

Os 12 seleccionados formarão 3 grupos (2 de rodagem e 1 de edição) e irão escrever e produzir um documentário de média metragem, sobre a cidade de Maputo, cujo guião será trabalhado via e-mail, durante o mês de Fevereiro, entre os jovens e a equipa da ASF - Andrés Morte e Abel Roure.

 

O filme resultante, numa pré-montagem, será exibido no último dia da oficina.

publicado por kugoma às 08:58

Segunda-feira, 28 de Novembro de 2011

 

Renato e Gil Chagas, na Sessão de Abertura do KUGOMA 2011,
estreia do curta "Apesar da Solarenga tarde lá de fora"
A equipa de coordenação do KUGOMA e a Directora Adjunta do INAC,
abrindo a cerimónia de 2011.
Sessão ao ar livre. Marca registada do KUGOMA!
A equipa de produção de "Apesar da Solarenga tarde lá de fora".
Os convidados após o filme...
publicado por kugoma às 09:19

Segunda-feira, 07 de Novembro de 2011

Uma parceria que propusemos à equipa do site www.shortoftheweek.com - plataforma de divulgação de curta-metragem, com centenas de filmes, notícias e links para festivais - o KUGOMA vai realizar, na sua 3ª edição, o evento JUKEBOXSHORTS, que consiste num programa escolhido no local e no momento, pelo próprio público.

Como funciona?

Com base nos curtas oferecidos pelo shortoftheweek, o público terá oportunidade de navegar pelo site num computador instalado no local e, escolher o filme que deseja ver, transferindo crédito (25 a 50 mt, dependendo do tamanho do ficheiro do filme) para o nosso modem, inserindo o filme no programa da sessão.

Assim, a programação destas sessões será decidida pelo público, que poderá também pesquisar no site num outro horário e, enviar o título do filme escolhido e o crédito com antecedência máxima de 12 horas.

Uma nova experiência, que o KUGOMA leva a cabo na sua 3ª edição, utilizando as plataformas de cinema digital.

publicado por kugoma às 09:38

Segunda-feira, 10 de Outubro de 2011

Caros cineastas e cinéfilos,

o KUGOMA vai realizar-se, pelo terceiro ano consecutivo,

entre 5 e 15 de Julho de 2012, em Maputo e arredores.

 

Com a devida antecedência vos informamos e solicitamos que enviem

as vossas propostas e os vossos curtas

para que sejam exibidos na 3ª edição do Fórum de Cinema de curta-metragem.

 

Caros gráficos e editores de vídeo,

estão abertas candidaturas para propostas de imagem e spots de divulgação

para o KUGOMA 2012.

 

Jovens,

estejam atentos ao anúncio

das Oficinas de Formação desta edição:

 

Participem!

 

publicado por kugoma às 09:53

Segunda-feira, 27 de Junho de 2011

O KUGOMA exibe, este ano, uma série de filmes de animação para todas as idades.

Vários filmes franceses (legendados em portugês) edois filmes espanhóis, preenchem dois programas exibidos na Escola Nacional de Artes Visuais, dias 2 e 3, às 18h30.

Uma homenagem à nigeriana Ebele Okoye, que gentilmente nos enviou os seus filmes, no dias 8 às 18h00, no CCFM e dia 9 às 20h00, na escola Nacional de Artes Visuais.

Em stop motion, um filme da Guiné Equatorial, e a curta de apresentação de Littlefiel, com esculturas do artista plástico moçambicano, Fiel dos Santos, filme que continua em produção.

 

 

 

 

publicado por kugoma às 08:24

Contamos com a presença de Ricardo Vasconcelos, director do Curta Santos, festival de curtas da cidade de Santos, litoral de São Paulo, Brasil.

Uma série de documentários da Organização Rede JOvem para a Cidadania.

Ficção e documentário português das formações da Fundação Calouste Gulbenkian.

E o incrível 5XFavela-agora por nós mesmos.

 

publicado por kugoma às 08:16

Afrique Tous Courts, uma compilação de curtas africanas. Filmes do Ruanda, Uganda e Quénia.

Dia 2 às 18h00 no CCFM; no mesmo dia às 20h00 no Chamanculo (Campo do Kape Kape), dia 8 às 20h00 no Campinho da Mafalala e dia 9 às 18h30 na Ka Tembe, Terminal de Chapas da Marinha.

 

 

publicado por kugoma às 08:11

publicado por kugoma às 08:08

mais sobre mim
pesquisar
 
Outubro 2012
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


Últ. comentários
Olá :)Este blog tem andado muito "sossegado", faz ...
Olá :)Este post está em destaque Na Rede na homepa...
Vejam este curta de um amigo Italiano. É uma histó...
Bom dia :)Este post está em destaque na Rede na ho...
Bom dia e votos de uma boa semana :)O blog está em...
Que bom ver pelas imagens o sucesso que estou cert...
Boa tarde :)Informo que o blog está em destaque na...
Uma vez mais bom dia, agora para informar que o po...
Bom dia, que bom vê-los de volta :)Reparo que o bl...
Boa tarde :)O blog está em destaque na homepage do...
subscrever feeds

blogs SAPO


Universidade de Aveiro